sábado, 16 de abril de 2011

QUEM É MAIS IMPORTANTE NUMA HQ? - O DESENHISTA OU O ROTEIRISTA?

QUEM É MAIS IMPORTANTE NUMA HQ? - O DESENHISTA OU O ROTEIRISTA?
As questões acima sempre causaram muita polêmica. Por um lado, os desenhistas se acham super importantes e obviamente puxam a “sardinha” pro lado deles alegando que muita gente compra um gibi graças aos seus desenhos minuciosamente estudados. Baseando-se nessa premissa muitos rabiscadores dedicam milhares de horas estudando anatomia, angulações e belas composições de cena. Há aqueles que insistem em fazer um desenho a La Marvel, super detalhado. Super “punhetado”, como costumamos dizer no metiê. Por outro lado há os que defendem uma arte sintetizada, com economia de traços, como o falecido Alex Toth e Ivo Milazzo.
Do ponto de vista dos escribas, é óbvio que estes se acham mais importantes do que seus parceiros que dominam o traço. Alegam que sem uma boa história seria impossível fazer uma ótima HQ. Nesta milenar disputa de egos quem está com a razão?
ANALISANDO FRIAMENTE OS FATOS
O sonho de todo editor é reunir um grande desenho a um bom roteiro. Mas, isto nem sempre é possível. E ao longo de minha carreira, na qual também fui editor, desenhista, roteirista, diretor de redação e diretor de arte, além de produtor gráfico, constatei que, em geral, os grandes desenhistas infelizmente não sabem escrever. Poucos são aqueles que escrevem e desenham bem. Talvez a dedicação extrema ao desenho acabou fazendo esses geniais rabiscadores se esquecer de um item importante: uma boa trama, uma boa narrativa.
Outros, simplesmente, afirmam que nunca se deram bem nem em redações escolares.
Muitos roteiristas que conheci, na verdade, eram desenhistas frustrados.
Gente que sempre gostou de HQs e de arte e que chegou até a tentar uns rabiscos e que desistiu após ver que seu aparente talento era limitado. Assim, decidiu se dedicar ao seu dom maior: a escrita.
QUEM TEM MAIS CHANCE DE SOBREVIVER NO MERCADO?
Visitem o site: www.meuheroi.com.br

Um comentário:

  1. Um roteiro é sempre uma obra incompleta, pois necessita da arte e da sensibilidade do desenhista. É o mesmo que perguntar o que é mais importante: a alma ou o corpo? O importante é a fusão dos dois. Separados não se sustentam.Sem um bom roteiro, uma boa história a HQ não se sustenta, mas ainda assim necessita do desenho capaz de transmitir o sentimento necessário ao leitor.

    ResponderExcluir

Tente ser criativo, acrescente sempre e ganhe conhecimento e obrigado